0
ZOELAE

O Município de Bragança organiza a 3ª edição do evento ZOELAE TRAIL. Decorrerá no dia 18 de Agosto de 2019, em Bragança.

 

O ZOELAE TRAIL é um evento que terá lugar no território ocupado por um povo pré-romano chamado ZOELAE. Este povo é reconhecido pela sua bravura e gosto por acolher visitantes. Nesta edição, as provas decorrerão na Serra de Nogueira, local onde existe a maior mancha espontânea de carvalho negral da Europa. A participação no trail longo, no trail curto e nas caminhadas é aberta a maiores de idade (a caminhada curta está aberta a menores, desde que acompanhados).

 

O 3º ZOELAE TRAIL é constituído por 3 provas e uma caminhada: ZOELAE TRAIL Longo (30km), ZOELAE TRAIL Curto (20Km), Mini Trail (10Km) e a uma Caminhada Curta.

 

Pode inscrever-se através da plataforma disponível, em www.dareyouspot.com de 15/03/2019 até 12/08/2019.

Embora de origem desconhecida, vários autores consideram-no um dos mais antigos grupos étnicos na Península Ibérica.

 

Este povo deixou lápides decoradas com animais, como porcos selvagens e veados e símbolos circulares, simbolizando o sol. A sua sociedade era caracterizada pelo papel importante da mulher, pela sua bravura em combate e gosto por acolher visitantes. O seu território estendia-se desde as serras de Sanabria, Culebra, Nogueira até Mogadouro, do Norte de Portugal e Espanha.

 

 

A meta está localizada na Cidadela, Recinto fortificado que ainda hoje domina o aglomerado - funciona, através dos tempos, como presença forte de "portugalidade".

 

A Festa da História celebra anualmente os episódios históricos da cidade de Bragança. Este ano as festividades, com um programa variadíssimo, decorrerão entre 15 e 17 de agosto. Esta simultaneidade visa proporcionar a oportunidade fazer uma visita mais alargada e aproveitar o feriado de 15 de agosto.